28 Junho, 2017

Teatro Municipal do Porto com orçamento superior a um milhão de euros

Pela primeira vez na história da cidade, o orçamento para 2017 destinado à programação do Teatro Municipal do Porto, que integra dois pólos (o Rivoli e o Teatro do Campo Alegre), ultrapassou a fasquia de um milhão de euros.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O anúncio, tornado público pelo presidente da Câmara do Porto em Janeiro deste ano, está em linha com o compromisso que Rui Moreira assumiu em 2013, ano em que definiu a Cultura como um dos pilares da sua governação.

São precisamente 1,056 milhões de euros, um reforço de mais 165 mil euros comparativamente a 2016. Um acréscimo significativo no orçamento do Teatro Municipal do Porto para 2017, com o intuito de tornar a “programação internacional mais forte”, referiu o edil. Em declarações à imprensa, Rui Moreira salientou que a Cultura será sempre a sua bandeira, associando o seu impacto positivo a outras áreas de actuação governativas, como a Coesão Social e a Economia.

Num ano em que o Rivoli comemora o seu 85º aniversário, precisamente dois anos após a sua reabertura à cidade e aos portuenses, a programação do Teatro Municipal, que integra também o Teatro do Campo Alegre, tem-se pautado pela diversidade da oferta, capaz de atrair diferentes tipos de público. Como revelam os indicadores de 2016, o Teatro Municipal do Porto promoveu mais de 1.000 iniciativas que reuniram mais de 106.000 pessoas.

Companhias de teatro, companhias de bailado, músicos, cineastas, pensadores, e demais artistas têm pisado os palcos do Teatro Municipal, incluindo o Understage (sub-palco do Rivoli), com projectos culturais tão distintos como o Fórum do Futuro, o ciclo Porto Best Of, o Festival Dias da Dança, o Porto Post-Doc, ou o FITEI, entre outros espectáculos que garantem uma oferta cultural plural, dirigida a todas as faixas etárias.

Em 2016, o orçamento executado no programa Dinamização da Cultura (e Ciência) foi de 2,7 milhões de euros. Para 2017, recebe uma dotação reforçada. São 5,9 milhões de euros de despesa prevista, sinal evidente do investimento que o executivo camarário pretende aplicar nesta área.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo