23 Setembro, 2017

“Sou e vou continuar a ser o presidente da Junta de Freguesia de Ramalde”, diz António Gouveia

O dia amanheceu cinzento mas com ânimo redobrado para a apresentação do programa eleitoral para a freguesia de Ramalde. O candidato independente António Gouveia, acompanhado de Rui Moreira e de Miguel Pereira Leite, anunciou no Jardim do Foco as medidas para a governação da freguesia, numa óptica de continuidade do trabalho realizado nos últimos quatro anos e também com renovadas propostas adequadas aos novos desafios identificados em Ramalde.

Ler Artigo Completo

Partilhar

As primeiras palavras do discurso de António Gouveia foram dedicadas a Rui Moreira e ao Movimento Independente. O candidato à Junta de Freguesia de Ramalde, ex-militante do PSD, considera que “a cidade está hoje mais alegre, vibrante, líquida, e que as pessoas se sentem mais confiantes e orgulhosas do seu Porto”.

Por isso, não quer António Gouveia que “o Porto volte aos anos sombrios da tristeza e da desistência, da falta de luta contra os interesses instalados do sistema”. E deixa uma palavra de incentivo aos grupos de cidadãos para que não esmoreçam perante as estratégias eleitorais dos partidos que tudo fazem para retirar ao Porto a sua independência.

“A SUSTENTABILIDADE É A PLATAFORMA DE BETÃO DOS PILARES DA CANDIDATURA INDEPENDENTE”

Nos últimos quatro anos, a Junta de Freguesia de Ramalde desenvolveu um trabalho de proximidade com a população, sobretudo ao nível da coesão social, da educação e da cultura. É a única freguesia do país a investir directamente nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Implementou o programa Hóquei em Campo, com o envolvimento do Grupo Desportivo do Viso e do Ramaldense. Criou também outro projecto, o Educar para a Cidadania, que tem sido muito bem sucedido.

Este programa já permitiu que cerca de 280 alunos das escolas de Ramalde visitassem a Assembleia da República e tivessem uma experiência única de cidadania. O Educar para a Cidadania é, para António Gouveia, um “projecto excelente”, já que tem uma forte componente didáctica junto das crianças da freguesia.“Eu próprio vou às escolas, de três em três meses, falar com crianças entre os oito e nove anos sobre cidadania, política e democracia”, disse o candidato. Foi por isso com naturalidade que António Gouveia garantiu a continuidade destes dois projectos para o novo ciclo autárquico. Já o próximo objectivo passa por assegurar condições que permitam o aumento o número de participantes.

Na verdade, as condições existem precisamente pela sustentabilidade financeira que, nos últimos quatro anos, a Junta de Freguesia de Ramalde fortaleceu com contas à moda do Porto. Esta estabilidade financeira permitirá que, no próximo mandato, se executem obras de requalificação da Universidade Intergeracional, outro projecto distintivo para a freguesia. A propósito, saudou o ex-presidente da Junta de Freguesia, Manuel Maio, que se encontrava presente no Jardim do Foco como apoiante, por ser o preconizador do projecto.

No próximo mandato, há novos desafios que António Gouveia identificou e que vão nortear também as suas políticas, se a vontade dos ramaldenses for a de dar continuidade à sua presidência nos destinos da freguesia. Na coesão social, quer o candidato independente fazer mais e melhor. Propõe, então, a implementação de um projecto contra a solidão e o isolamento dos mais idosos, traçado em conjunto com várias instituições. Desde logo, com a Domus Social, estando previsto um projecto pioneiro ao nível de residências partilhadas.

Outra prioridade é a reabilitação e requalificação dos dois edifícios da Junta (um deles, já referido, acolhe a Universidade Intergeracional Fernando Pessoa) e do complexo mortuário.

São pois um conjunto de medidas em diversas áreas de actuação cuja argamassa, para António Gouveia, é a sustentabilidade. Uma sustentabilidade que, assim procura o candidato, se estenda ao domínio cultural através de um reforço das iniciativas deste cariz (ousando um maior cruzamento entre diferentes expressões artísticas, como a música, o teatro e a dança).

O Porto também é por aqui.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo