26 Julho, 2017

Rui Moreira explica como a cidade vai gerir o sucesso da reabilitação urbana nos próximos quatro anos

Rui Moreira e Pedro Baganha, primeiro e quinto da lista independente à vereação, apresentaram hoje o programa para a cidade quanto à habitação para os próximos quatro anos. Colmatar a “falha de mercado” existente e provocada pelo sucesso da cidade quanto à atracção de investimento e de interesse, é o grande desafio.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Estimular o mercado a colocar no mercado habitação a rendas controladas para a classe média, mantendo o investimento na habitação social e a dinâmica económica da cidade é possível, como ficou enunciado na apresentação que hoje teve lugar durante uma sessão que contou com casa cheia na sede de campanha da candidatura.

A candidatura propõe-se criar incentivos fiscais para os investidores que se sujeitem a rendas controladas e aproveitar a receita da taxa turística para financiar projectos de habitação para a classe média.

Rui Moreira não acredita que seja possível criar sistemas inteiramente públicos que tenham real significado e aposta no estímulo ao mercado, conjugado com sistemas semelhantes ao aplicado no seu mandato no Bairro Rainha Dona Leonor. O exemplo trazido à sessão foi o do Monte da Bela, onde outrora existiu o Bairro de São Vicente de Paulo, em Campanhã, e onde agora Rui Moreira quer implementar um bairro destinado à habitação a rendas controladas.

Os candidatos lembraram em que ponto estava a cidade há quatro anos, quando Rui Moreira tomou posse. “Há quatro anos, em campanha, discutia-se a reabilitação urbana, porque 70% do edificado estava a precisar de obras urgentes. Achava-se que isso se fazia com investimento público. Ora, esses recursos não existiram, mas conseguimos impulsionar a reabilitação e hoje a cidade já não fala desse problema. Hoje, estamos a gerir o sucesso”, disse Rui Moreira.

A candidatura independente propõe-se actuar a três níveis, designadamente ao nível da “regulação urbanística”, “fiscalidade” e “promoção da construção”.

Conheça aqui o enquadramento político feito por Rui Moreira e a proposta da sua candidatura para implementar no próximo mandato quanto à habitação para classe média.

ENQUADRAMENTO POLÍTICO – “A gestão do sucesso”

POLÍTICA DE HABITAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo