9 Setembro, 2017

Rui Moreira dedica livro “Sem Medo do Futuro” a Paulo Cunha e Silva

O auditório do Teatro do Bolhão foi pequeno para acolher todos quantos quiseram ouvir, de viva voz, o autor do livro “Sem Medo do Futuro”. No lançamento marcado pela evocação de Paulo Cunha e Silva, a quem Rui Moreira dedicou a obra, registou-se ainda o “veto político” da Direcção Geral do Património Cultural, entidade que não autorizou que o livro fosse lançado no Museu Nacional Soares dos Reis.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Se não fosse lamentável, seria curioso que, a cidade que ontem prestou homenagem a Paulo Cunha e Silva, antigo vereador da cultura de Rui Moreira, foi a mesma cidade onde uma instituição cultural, sob a tutela do Estado central, fechou as portas a uma editora que pretendia lançar um livro, e a um cidadão que pretendia apresentar a sua obra.

Como é evidente a cidade em nada teve culpa. O “veto político” chegou de um directório, neste caso da Direcção Geral do Património Cultural, impedindo assim que o Museu Nacional Soares dos Reis abrisse as portas a Rui Moreira. Quando, para tantos outros autores, em iniciativas análogas, sempre as abriu.

“NÃO QUEREMOS UMA POLÍTICA CULTURAL. A POLÍTICA TEM QUE SER CULTURA”, PAULO CUNHA E SILVA

A explicação de Rui Moreira impunha-se no início da apresentação da sua mais recente obra “Sem Medo do Futuro”, no auditório do Teatro do Bolhão, pois, como referiu, “não pretendi fazer segredo de que o Teatro do Bolhão não tinha sido a minha primeira escolha”. Dirigindo-se a António Capelo e Pedro Aparício, a quem saudou o grande empenho e dedicação na consolidação do projecto da Academia Contemporânea do Espectáculo e do Teatro do Bolhão (recentemente distinguida pelo Prémio João de Almada), agradeceu ainda a pronta resposta positiva para acolher o lançamento do livro.

Acompanhado por António Lobato de Faria, da editora Clube do Autor, responsável pelo lançamento do livro, e por Miguel Guedes, convidado para fazer sua apresentação, Rui Moreira, visivelmente emocionado com a lembrança de Paulo Cunha e Silva, fez “um elogio ao papel”. Na sua opinião, os livros “responsabilizam quem os escreve”. Compromisso de palavras inquebrável, o elogio ao livro surgiu em contraponto com as “caixas de comentário” online, onde, por detrás do escudo do anonimato, se fazem e refazem discursos, considerou.

“É a minha independência que me permite publicar este livro. É importante que as pessoas percebam que não me inibido de ter opinião até ao dia 1 de Outubro. O direito à opinião é também um exercício de liberdade”, defendeu Rui Moreira. E, nesta linha de pensamento, numa clara alusão ao título da sua mais recente obra, reflectiu que “se tivermos medo do futuro, um dia teremos saudades do futuro que não tivemos”.

O livro “Sem Medo do Futuro” resulta da iniciativa da editora Clube do Autor, que congregou escritos de Rui Moreira entre 2015 e 2017. Um compêndio de crónicas, debates e intervenções públicas do actual presidente da Câmara do Porto e candidato independente ao mesmo cargo para o próximo mandato autárquico, agora condensados numa única obra, que reflecte a visão do autor sobre aquilo que se passou no Porto, no país e no mundo durante este período de tempo.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo