2 Julho, 2017

Oupa! Ramalde: “Rui Moreira acreditou em nós, por isso acreditamos nele”

Abriram e encerraram a apresentação da candidatura independente nos jardins do Palácio de Cristal, com as suas rimas e a sua poesia composta de palavras cruas. O grupo OUPA! Ramalde, um projecto de residência artística desenvolvido no âmbito do programa Cultura em Expansão, agradeceu a Rui Moreira a aposta na sua identidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

É talvez um dos traços mais distintivos deste programa: a identidade. Através dela, o OUPA!, ao longo de dois anos e meio de actividade, já estimulou o sentimento de pertença de dezenas de jovens de diferentes geografias da cidade. Geografias essas habitualmente distanciadas do próprio Porto. Foi precisamente partindo dessa constatação que, em 2015, nasceu a primeira residência artística OUPA!, no Bairro do Cerco, sob a direcção dos artistas portuenses Capicua e André Tentúgal.

Após o bem sucedido projecto no Cerco, que deixou lastro com a fundação de uma associação juvenil por parte dos participantes pioneiros, seguiu-se Ramalde em 2016. Organizaram-se oficinas de escrita, produziu-se música, fez-se vídeo e performance. Actuou-se no Rivoli. Nasceu um grupo. Mais outro. Um grupo de jovens que, unidos pela palavra e pela música, simbolizam a “diluição de barreiras culturais e vivenciais entre o bairro e a cidade”, um dos desideratos expressos pelo projecto.

“SE UMA ROSA NASCESSE NUM QUARTO ESCURO ACREDITARIAS?”

Foi este grupo, o OUPA! Ramalde, que animou a tarde de 1 de Julho nos jardins do Palácio de Cristal, num momento que ditou o arranque da candidatura do movimento independente à cidade do Porto em 2017. Um conjunto de jovens artistas que, naquele palco da Avenida das Tílias, personificaram dois dos pilares que Rui Moreira sempre defendeu na governância da cidade, e que se interligam entre si: a Cultura e a Coesão Social.

Actualmente, a residência artística do OUPA! trabalha com um terceiro grupo, no bairro da Pasteleira.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo