1 Julho, 2017

Sustentabilidade é o quarto pilar do programa de Rui Moreira para o próximo mandato

Palavras de Rui Moreira proferidas durante o discurso da apresentação da candidatura do movimento independente à Câmara do Porto, esta tarde, nos jardins do Palácio de Cristal. Centenas de pessoas responderam à chamada do candidato e compareceram a este momento que dita o arranque da campanha do grupo de cidadãos independentes.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Aos três pilares definidos em 2013 pela candidatura independente – Cultura, Coesão Social e Economia – junta-se agora um quarto pilar para a governação da cidade: a Sustentabilidade. Para Rui Moreira, este pilar nasce de uma consequência natural daquilo que têm sido as políticas que o movimento independente tem colocado em prática. A ideia da sustentabilidade, como quarto pilar da candidatura, foi hoje explicado pelo candidato durante a apresentação da candidatura, através de um discurso de 40 minutos às centenas de presentes, nos jardins do Palácio de Cristal.

No novo paradigma de recolha de resíduos e limpeza da cidade, pronto para ser aplicado no próximo ano. No regulamento de transporte turístico que pela primeira vez foi implementado em Portugal. No novo sistema que permitirá à cidade distinguir e proteger as lojas históricas. Na discussão sobre a taxa turística municipal que já se iniciou. Na compra de património, através do exercício do direito de preferência, que permite alargar o mercado de habitação no centro do Porto. Nos melhoramentos da via pública, que permitem maior mobilidade dos transportes públicos e motociclos.

A estes fundamentos subjacentes à candidatura independente, que já fazem parte do seu ADN, o actual edil não quis deixar de salientar a obra feita que não deixa a cidade mentir. Parques e jardins da cidade foram recuperados e mais 15 equipamentos infantis foram criados. Deram-se importantes passos em dossiers há décadas sem qualquer solução: a reabilitação do Mercado do Bolhão, a construção do novo Matadouro e a edificação do Terminal Intermodal de Campanhã. Intensificou-se a reabilitação do parque habitacional social. Investiu-se no parque escolar. Duplicou-se a oferta existente de equipamentos desportivos. Entre muitas outras pequenas obras que a cidade sofreu ao longo dos últimos anos.

Muitos outros aspectos da governância da cidade ao longo dos últimos anos foram também sublinhados, mas volte-se ao início. Rui Moreira começou o discurso por dizer que não considera esta uma recandidatura, mas sim uma candidatura fiel aos princípios de um movimento independente, que se organiza de mandato a mandato, contrariando “a lógica de poder dos partidos”.

O arranque da campanha do movimento independente “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” foi assim dado. Em plena Avenida das Tílias, nos jardins do Palácio de Cristal. A abertura e encerramento da apresentação esteve a cargo do grupo de intervenção artística OUPA! Ramalde, um projecto que nasceu no Cultura em Expansão. Luís Valente de Oliveira, mandatário da candidatura congratulou o actual presidente pelos “quatro anos de progresso a afirmação da cidade”. Foram ainda conhecidos os rostos das equipas que concorrem aos diferentes órgãos autárquicos da cidade: Câmara do Porto, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

De salientar que o movimento independente “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” apresenta uma das mais jovens equipas de sempre à vereação.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo