16 Julho, 2017

Porto em movimento: tradição, desporto e música no domingo de Rui Moreira

O Nosso Partido é o Porto viveu a tarde de domingo na cidade em pleno. Da tradição do Festival de Folclore de Aldoar, à competição de andebol no Estádio de Praia, à caminhada que se fez de uma ponta à outra da Foz, às Sunday Sessions no Passeio Alegre, contabilizaram-se cerca de 8 km, aproximadamente 14 mil passos. A cidade está em movimento e O Nosso Partido é o Porto também.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A tarde de domingo que O Nosso Partido é o Porto dedicou à cidade iniciou-se na Praceta Cidade da Praia, onde se realizava o Arraial e Festival de Folclore de Aldoar, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de Aldoar.

Foi com uma saudação dirigida a “todos aqueles que mantêm vivas as tradições no Porto”, que Rui Moreira e o grupo de cidadãos que o acompanhou nesta jornada, presenciaram ao desfile dos grupos etnográficos convidados da iniciativa, nomeadamente o Grupo de Danças e Cantares S. Martinho de Aldoar, a Associação Recreativa e Cultural as Croceiras de Carvalhosa (Paços de Ferreira), os Pauliteiros de Nevogilde e o Grupo de Folclore de Danças e Cantares de Mafamude (Vila Nova de Gaia).

Ali mesmo ao lado, visitou-se a Associação Recreativa e Cultural Praceta Cidade da Praia, fundada em 1984. O momento serviu para os dirigentes da associação partilharem com o candidato à Câmara do Porto e com os candidatos à União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, algumas propostas de melhoria das condições do campo de futebol onde decorria o Festival de Folclore, que foram registadas.

Da Foz ao Passeio Alegre, “o caminho faz-se caminhando”

De Aldoar, o grupo seguiu em direcção à beira-mar, para assistir ao Circuito Regional de Andebol de Praia (organizado pela Associação de Andebol do Porto), que se disputava no Estádio de Praia, ao lado do Edifício Transparente. O programa “Verão na Desportiva”, sob a gestão da empresa municipal Porto Lazer, tem apresentado um vasto calendário de provas neste equipamento desportivo, de entrada livre.

Com uma tarde convidativa para um passeio à beira-mar, Rui Moreira e os seus apoiantes continuaram a viver a cidade, fazendo a pé todo o percurso que separa o Edifício Transparente do Passeio Alegre, percorrendo a Foz de uma ponta à outra. Pelo caminho, uma pequena paragem para a renovada foto de família junto ao Homem do Leme, repetindo-se o registo fotográfico da campanha do movimento independente em 2013. “Rui Moreira, estás fixe?” foi uma das muitas frases ouvidas durante o percurso, elucidativa dos sorrisos que os portuenses – e não só – que se cruzavam com Rui Moreira iam esboçando.

No jardim com mais palmeiras por metro quadrado da cidade, a música do Porto Sunday Sessions compunha-se de ritmos cubanos, local onde decorria em simultâneo o Pink Market, mercado de artesanato urbano que acompanha a iniciativa.

“De Porto a Porto, faz tudo sentido, com a nossa força, o nosso partido é o Porto”. Não se ouviu o hino esta tarde mas, na verdade, as estrofes ecoavam na cabeça de todos aqueles que palmilharam e viveram a cidade com Rui Moreira.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo