29 Agosto, 2017

“O Porto está mais capaz do que há quatro anos. Espero que assim continue nos próximos”, diz Francisca Valente

Francisca Valente, presidente do conselho de administração do Teatro Nacional de São João, foi ontem, oradora convidada do Conversas à Porto sobre cultura. Relembrando a nomeação recente do Porto como uma das 15 cidades mais amigáveis do mundo, pelos leitores da prestigiada publicação Condé Nast Traveler, Francisca Valente sublinhou que o trajecto na política cultural seguida nos últimos quatro anos é o “acertado”. Para além disso, que o Porto o faz “com imaginação”, factor sublimador do ethos da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Para Francisca Valente, que representou ontem à tarde na sede de campanha independente, uma das principais instituições culturais da cidade – o Teatro Nacional de São João – a cultura “é a alma de uma cidade”. Uma alma que, de acordo com a administradora, o Porto soube estimar, e para o qual o “vigor cultural” de Paulo Cunha e Silva contribuiu, e que, aqueles que lhe seguiram os passos, como Rui Moreira e Guilherme Blanc, “souberam interpretar e continuar”.

Mais do que um catalisador económico e social, “num contexto cultural pouco desenvolvido as pessoas são menos capazes de agir de forma construtiva”, observou Francisca Valente. Parafraseando Jean-Pierre Sarrazac “vou ao teatro ver o mundo”, a oradora valida que os portuenses têm hoje à sua disposição uma oferta cultural diversificada, o que lhes permite observar e pensar a cidade com espírito crítico.

Num passado nada distante, recorda Francisca Valente, a fruição cultural era praticamente inexistente. Agora, está certa de que “a partir do Porto desabrocham os artistas de amanhã”. E que enquanto a imaginação continuar a ser o sublimador “que nos define”, o projecto de cidade cultural manter-se-á vivo. Por isso, disse convicta no final do seu discurso: “Não quero viver noutra cidade”.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo