23 Setembro, 2017

O Porto é a cidade onde tudo se discute. Aqui os cidadãos participam activamente na política da cidade.

Na apresentação das linhas programáticas para a Junta de Freguesia de Ramalde, pelo candidato António Gouveia, que decorreu esta manhã no Jardim do Foco, Rui Moreira salientou o trabalho das juntas de freguesia como entidades mais próximas do cidadão na resolução dos problemas do seu dia a dia. Por outro lado, enalteceu o espírito de cidadania dos portuenses, propensos a intervir e a participar nas decisões da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Foi no Jardim do Foco, obra do arquitecto portuense Agostinho Ricca, que Rui Moreira lembrou obra feita do Município em cooperação com a Junta de Freguesia de Ramalde, ao dar como exemplo a construção de um parque infantil naquele espaço verde. Pode parecer um exemplo de somenos importância mas, na verdade, não é.

Isto porque, de início, a construção do parque infantil gerou controvérsia entre os residentes da zona. Da mesma forma que não está a gerar consenso o facto de estar para breve a construção de um hospital nas imediações, onde outrora existia um hotel. “As pessoas queixam-se que lhes vai tirar a tranquilidade”. Ou ainda a colocação dos parquímetros, com opiniões divergentes entre comerciantes e moradores.

“UM PAÍS CIVILIZADO É AQUELE QUE TIVER CAPACIDADE DE ARBITRAR CONFLITOS”

A frase, da autoria do político anglo-saxónico Edward Heath, enquadra-se na visão que Rui Moreira tem da acção municipal. Porque acredita que “a cidade vive de pequenos conflitos” e que deles precisa para evoluir, o candidato independente recordou Ramalho Ortigão, que dizia que o Palácio de Cristal era um “atentado à cidade”. Que hoje ainda há quem discuta o regresso aos canteiros na Avenida dos Aliados. Ou quem pretenda que o eléctrico no Porto volte a ter cerca de 150 quilómetros de linha.

Por isso, pelo contacto que tem mantido com as juntas de freguesia, Rui Moreira reconhece em António Gouveia o trabalho intenso e de proximidade com os ramaldenses. Neste mandato, destacou o seu acompanhamento na requalificação do antigo Campo do INATEL, agora Parque Desportivo de Ramalde. Hoje, o equipamento desportivo serve toda a cidade, num investimento de cerca de 700 mil euros, envolvendo também os clubes desportivos e as associações da freguesia.

“É EXCELENTE QUANDO UM CIDADÃO PERCEBE QUE A SUA SUGESTÃO TEVE UM RESULTADO PRÁTICO”

Outro pensamento que Rui Moreira parafraseou foi o de Sá Carneiro, que dizia que “a nossa cidade é verdadeiramente irresoluta”. Ora, para o candidato independente, isso só pode ser bom sinal, porque enquanto está insatisfeita, exige mudança contínua.

Um exemplo prático foi dado por Rui Moreira na área da mobilidade. Houve um taxista da cidade que lhe propôs, há meses atrás, a alteração do sentido de trânsito para os táxis que saem da Estação de São Bento. Na qualidade de presidente da Câmara, a sugestão foi acolhida, por ser equilibrada, exequível e justa. E, passado pouco tempo, implementada no terreno.

“Imaginem a auto-estima da pessoa que teve a ideia que ajudou a tomar uma boa decisão”, disse Rui Moreira. E nesse contexto defendeu que o Movimento Independente é “a emanação de um Porto que já não gostava da velha forma de fazer política”.

“Espero, por isso, que possamos continuar”, rematou Rui Moreira.

FOTO DE FAMÍLIA EM FRENTE AO CARTAZ DE RUI MOREIRA

No final da apresentação do programa eleitoral de Ramalde, tempo para uma acção de rua de cerca de dois quilómetros pela freguesia, com paragem obrigatória na Rotunda do Bessa, local onde se encontra um dos quatro cartazes de Rui Moreira na cidade.

Recorde-se que os suportes foram apenas colocados esta semana, em período de campanha eleitoral.

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo