15 Setembro, 2017

“O desporto sempre foi cidadania”, considera Pedro Sarmento

Pedro Sarmento, presidente do Académico Futebol Clube e professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, foi orador convidado das Conversas à Porto sobre Desporto na sede da campanha independente. Numa reflexão sobre o estado actual da prática desportiva na cidade e no país, o professor conclui que “vivemos o melhor momento em termos desportivos. Nunca tivemos tão bons resultados em tantas modalidades diferenciadas”.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Antigamente, considerou o professor Pedro Sarmento, o desporto era uma área menos nobre, “sentia que tinha pouca importância”. Hoje, entende, o cenário inverteu-se e “falamos de desporto”. Foi por isso que, com “alegria e entusiasmo”, apresentou a sua opinião sobre o estado do Desporto na cidade, na sede de campanha de Rui Moreira.

“No Porto, com muito menos meios fizemos mais”, embora, admita o professor, ainda há um caminho a percorrer, nomeadamente no apoio “aos pequenos clubes da cidade”. Mas, para Pedro Sarmento, é inquestionável que a dinâmica económica estimula a indústria desportiva. O “desporto generalizou-se e hoje pessoas com mais de 60 anos treinam com regularidade. Eu sou um desses exemplos, treino mais actualmente do que há 30 anos atrás”. Além disso, “as pessoas do Porto são desportivas excepcionais”.

“O PRÓXIMO JOGO É SEMPRE MAIS COMPLEXO DO QUE O ANTERIOR”

Embora reconheça que a cidade no Porto “vive um momento fantástico” e que a prática desportiva no Porto cresceu nos últimos anos, “ainda há muito para fazer”, considerou o professor Pedro Sarmento. Entre as principais preocupações, referiu que há clubes da cidade cujas instalações não têm condições condignas para os atletas. “É necessário que o poder político nos apoie”, defendeu.

Mas há muita vontade de melhorar as coisas, acredita, embora diga que “o Porto ainda tem dificuldades em competir à escala nacional”. Para Pedro Sarmento, esta nova abordagem de olhar o desporto na cidade tem apenas quatro anos, por isso ainda existe um défice que é preciso trabalhar”, concluiu.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo