11 Julho, 2017

Novo sistema de controlo de tráfego do Porto vai permitir salto qualitativo na mobilidade e sustentabilidade

A Câmara do Porto deliberou em Abril deste ano modernizar o sistema de controlo de tráfego da cidade, cuja última actualização data de 1993. Este novo sistema, que resulta num investimento da autarquia na ordem dos 10 milhões de euros para os próximos cinco anos, possibilitará a gestão do tráfego à distância, através do Centro de Gestão Integrada. O concurso público, lançado há três meses, já recebeu três propostas.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Uma espécie de “Italian Job” à portuguesa, neste caso “Porto Job”. O novo sistema de gestão de tráfego da cidade, a implementar nos próximos cinco anos, tornará a cidade mais moderna, transitável, permitindo ganhos em qualidade de vida e maior conforto para as populações.

Actualmente, a tecnologia implementada está desactualizada, “obseleta” até, e incapaz de corresponder com a eficácia desejada em caso de acidentes ou condições climatéricas adversas. O sistema actual, herdado por este executivo e com contrato até 2017, será substituído nos próximos quatro anos por outro muito mais moderno, num investimento que atingirá os 10 milhões de euros.

Através da monitorização remota, feita a partir do renovado Centro de Gestão Integrada, e com ligação por fibra óptica da Porto Digital, poderá articular-se a luminosidade os semáforos, de acordo com fluxos de trânsito da cidade. Adicionalmente, o novo sistema prevê a instalação de novas câmaras de videovigilância de tráfego e o controlo de acessos e sinalização dinâmica, para as ruas pedonais do Porto.

Actualmente, existem 289 instalações luminosas na cidade, a maioria delas de gestão local, facto que obriga as brigadas municipais a agir localmente sempre que se verifica alguma situação anómala. Menos de 50% destas instalações estão, na verdade, preparadas para uma gestão remota que não é actualizada há quase 25 anos. Com a nova tecnologia de última geração, que substituirá o sistema de gestão de tráfego de 1993, a vereadora do pelouro da Mobilidade, Cristina Pimentel, e o vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, falam num autêntico “salto no tempo”.

Um salto que até ao final de 2017 se efectivará, após a avaliação das três propostas apresentadas no âmbito do concurso público que foi lançado.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo