2 Outubro, 2017

Movimento de Rui Moreira cresceu em todas as freguesias e foi o que mais subiu em número de votos e mandatos

Independentes foram os que mais cresceram em número total de votos e em mandatos. Foi nas freguesias que o maior crescimento de mandatos se deu. No conjunto das três eleições (Executivo, Assembleia e Freguesias), o movimento arrecadou 136.859 votos.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A candidatura Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido tem agora 76 eleitos na cidade do Porto, mais seis do que em 2013, foi a que mais cresceu em representação autárquica e teve mais votos e percentagem no conjunto das eleições para Executivo, Assembleia e Freguesias. O PS, que também cresceu, tem apenas mais cinco mandatos do que em 2013 e o BE quatro. O PSD e a CDU foram os que mais perderam e o PAN elegeu pela primeira uma deputada.

No total, para o Executivo, Rui Moreira obteve mais 5.718 votos do que em 2013, chegando aos 51.159 votos. Este incremento representa uma subida de 39,25% para 44,46%, o que lhe garantiu a maioria absoluta graças à eleição de sete em 13 mandatos.

Esta subida significativa da votação no movimento de Rui Moreira aconteceu em todas as freguesias, com especial destaque para Campanhã e Paranhos, onde obteve cerca de mais 1.600 e 1.350 votos, respectivamente. A terceira maior subida ocorreu na freguesia do Bonfim, com mais 800 votos do que em 2013.

MAIOR CRESCIMENTO DOS INDEPENDENTES FOI NAS FREGUESIAS

No total de mandatos para a Assembleia Municipal, a candidatura de Rui Moreira conseguiu agora mais um deputado (16 contra 15), graças a aproximadamente mais 4.500 votos. Sensivelmente a mesma subida foi registada ao nível das freguesias, onde o movimento independente foi o que mais cresceu. Em 2013, Rui Moreira tinha eleito 49 autarcas de freguesia passando agora a ter 53.

Apesar desta subida, o movimento ganhou as eleições nas mesmas cinco freguesias que tinha conquistado em 2013. Em Paranhos a vitória coube ao PSD e em Campanhã ao PS, como em 2013.

Estas subidas fazem com que o movimento independente tenha sido o que mais cresceu ao nível de mandatos, passando a ter mais seis do que em 2013, enquanto o PS obteve apenas mais cinco (três nas freguesias e um para Assembleia Municipal e Executivo). Rui Moreira foi também quem mais cresceu em número de votos relativamente a 2013, no total das eleições para as freguesias, e para a Assembleia Municipal.

Note-se que o PSD perdeu 14 mandatos no total, tendo agora menos dois vereadores (três contra um) e tendo passado de 8 para 5 deputados na Assembleia Municipal. A CDU perdeu um deputado na Assembleia, ganho pelo BE, passando ambos a ter três deputados. O PAN elegeu pela primeira vez uma deputada.

Ao nível das Freguesias, o PSD perdeu nove mandatos e a CDU perdeu três, os mesmos três conquistados pelo BE.

O movimento independente é, portanto, o grande vencedor das eleições autárquicas, tendo obtido a desejada maioria absoluta no Executivo, e tendo sido o que mais cresceu nos restantes órgãos e também em mandatos, assim como em número total de votos.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo