3 Julho, 2017

Gigante mundial da energia escolhe o Porto entre 99 cidades para se instalar

O Porto foi a cidade escolhida pelo maior produtor mundial de eólicas para se localizar. A Vestas analisou 99 cidades, fez uma lista de 10 e, no final, escolheu o Porto para instalar o seu novo centro de projectos de engenharia. Portugal junta-se assim ao Reino Unido, à Noruega, à Alemanha, à Índia e à Dinamarca.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto foi a cidade escolhida pelo maior produtor mundial de eólicas para se localizar. A Vestas analisou 99 cidades, fez uma lista de 10 e, no final, escolheu o Porto para instalar o seu novo centro de projectos de engenharia. Portugal junta-se assim ao Reino Unido, à Noruega, à Alemanha, à Índia e à Dinamarca, onde está a sede global da empresa, na frente de centros de Investigação e Desenvolvimento desta multinacional do sector eólico. A futura estrutura, que irá desenvolver tecnologia de base para o portefólio de produtos da Vestas, empregará, para já, 80 pessoas até o final do ano e três centenas de engenheiros quando entrar em funcionamento pleno, em 2020.

Na inauguração das suas instalações, no Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (UPTEC), a Vestas explicou os critérios que levaram à escolha do Porto, onde encontrou o que chamou “combinação perfeita” de quatro pilares: “acesso aos talentos certos” nas áreas eléctrica, mecânica e de engenharia de software; proximidade a universidades e pólos de investigação “de elevado padrão”; ambiente facilitador do negócio; e apoio local.

Para Rui Moreira, a escolha da cidade pela Vestas, “é uma vitória para Portugal” e reflecte, de facto, “quase tudo acerca das potencialidades que hoje se reúnem na região”. De tal modo que, do ponto de vista da atracção de investimento, “começa a ser normal os dias serem importantes” no Porto.

“Temos para atrair investimento uma cidade moderna, confortável, inovadora, interessante, muito segura e, sobretudo, temos conhecimento” – disse o presidente da Câmara, que ajudou a localizar a empresa na cidade, frisando que este ambiente favorável vem-se traduzindo na chegada de grandes projectos no Porto, como a Critical Software, a Euronext e o Banco Natixis entre “muitos outros”, já este ano.

Tecnologias da informação, áreas da Engenharia, sectores da Saúde, Biotecnologia ou Agroalimentar, entre outros, revelam a diversidade de “actividades de valor acrescentado que estão a mudar a cidade e a contribuir para uma alteração estrutural do seu padrão de especialização, criando emprego e revitalizando o seu tecido económico”. Nesta transformação urbana, lembrou o autarca, contam todos. Como realçou, o município surge no processo de atracção de investimento, via Invest Porto, como “apenas um dos instrumentos” de apoio à iniciativa privada que acrescenta valor à região em termos sociais, económicos e da inovação.

Sob este enquadramento abrangente, concluiu Rui Moreira, o investimento da Vestas é “um dos mais significativos, não só pelo impacto no emprego qualificado da cidade, mas também por vir a criar um profundo impacto numa área em que o país fortemente aposta há já vários anos – o das energias renováveis, nomeadamente, da produção de energia eólica”.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo