29 Junho, 2017

Fundo Emergência Social poderá abranger cuidadores de doentes de Alzheimer

Criado em 2014 pela Câmara do Porto, o Fundo de Emergência Social foi uma medida eleitoral proposta pela candidatura independente em 2013. Após três anos de sedimentação do programa, com mais de mil famílias apoiadas, é intenção de Rui Moreira acrescentar um quarto vértice ao Fundo para apoiar os cuidadores de doentes de Alzheimer.

Ler Artigo Completo

Partilhar

Desenvolvido a partir de três eixos (apoio à habitação, apoio e inclusão dos cidadãos com deficiência, e apoio a IPSS e outras instituições com fins lucrativos), o programa Porto Solidário – Fundo de Emergência Social pode conhecer novos contornos em breve.

Foi durante o 2º Encontro Nacional de Cuidadores Informais de Alzheimer e Demências Similares, organizado pela eurodeputada Marisa Matias em meados de junho, que o presidente da Câmara do Porto admitiu que o Fundo, implementado há três anos pelo seu executivo, possa também estender-se aos cuidadores dos doentes de Alzheimer.

Consciente das dificuldades que as famílias que lidam de perto com esta doença atravessam, Rui Moreira afirmou que o município “está disponível para receber e aprovar, no âmbito do Fundo de Emergência Social, uma candidatura a um programa que apoie diretamente este tipo de cuidadores”.

Recorde-se que o Porto Solidário – Fundo de Emergência Social foi implementado em 2014 e resulta de uma medida proposta pelo movimento de cidadãos independentes “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” no período da campanha eleitoral de 2013. Nessa altura, Rui Moreira considerava que autarquia tinha condições para avançar com um fundo social de dois milhões de euros por ano.

Após três anos de aplicação do Fundo, que atualmente dispõe precisamente da dotação de dois milhões de euros por ano no orçamento no município, foram ajudadas mais de 1.000 famílias de toda a cidade.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo