17 Setembro, 2017

Fomos à procura de arte pública na cidade… e encontrámos muita

A arte urbana está, definitivamente, nas ruas do Porto e ontem à tarde partimos à sua descoberta. Do Mercado Ferreira Borges, à Rua das Flores, às caixas eléctricas que circundam o Mercado do Bolhão, o Nosso Partido é o Porto fez parte do roteiro das novas 21 criações artísticas que têm transformado a paisagem da cidade.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A cidade está a mudar e está a mudar para melhor. Quando convoca artistas e os põe a pensar que tipo de intervenção faz sentido executar na lateral de um prédio ou numa simples caixa eléctrica. Esta transformação, visível aos olhos de todos, tem a capacidade de falar sem nada dizer.

O Programa de Arte Urbana foi lançado em 2014 por iniciativa da Câmara Municipal e, até ao momento, já se contabilizam cerca de 80 intervenções artísticas, obras duradouras ou de cariz temporário. Na tarde de sábado, foi essencialmente para descobrir as novas obras que compõem um roteiro em permanente actualização que Rui Moreira, candidatos e apoiantes caminharam por diversas artérias do centro do Porto.

Paulo Cunha e Silva, antigo vereador da cultura da Câmara Municipal, dizia: “A minha ideia de cidade líquida é que toda a cidade culturalmente é possível, a cultura pode acontecer em todos os lugares, os líquidos insinuam-se e escapam entre os territórios de possibilidade, ocupam tudo, como se uma cheia invadisse a cidade. Como na cidade há várias correntes de direcção diferente, quando duas se encontram nessa zona cria-se um turbilhão, um vórtice, e as partículas que estão em suspensão precipitam–se. É o acontecimento, o evento. O evento é a cultura, são as coisas sólidas.”

 

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo