23 Setembro, 2017

“Em quatro anos, a União de Freguesias pagou mais de 750 mil euros em dívidas de anteriores executivos. São contas à moda do Porto”, diz António Fonseca

António Fonseca, candidato à União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, revelou durante a apresentação das suas linhas programáticas que neste mandato saldou a maior parte da dívida herdada de anteriores executivos, superior a um milhão de euros. Para o próximo ciclo quer ser reeleito e tem novas propostas para a área da coesão social, da economia e do turismo.

Ler Artigo Completo

Partilhar

António Fonseca considerou que a agregação da maior União de Freguesias da cidade foi complexa, mas simultaneamente estimulante. Na sua opinião, superou o desafio mantendo todos os edifícios das seis extintas juntas de freguesia abertos, “primando por um serviço de proximidade à população”. Acompanhado por Rui Moreira e por Miguel Pereira Leite, António Fonseca acrescentou que neste mandato a freguesia teve dificuldades financeiras, legado de anteriores executivos.

“Havia prédios penhorados em hasta pública. Por isso, a minha prioridade foi libertar as penhoras e dar dignidade à freguesia”, disse. Desde então, já saldou mais de 750 mil euros numa dívida superior a um milhão de euros, naquela que é comummente designada por União de Freguesias do Centro Histórico.

PROPOSTAS PARA CUMPRIR ATÉ 2021

Caso seja reeleito no próximo mandato, António Fonseca propõe a criação de um observatório social e de uma incubadora social. Para tanto, conta com recursos especializados da União de Freguesias (cinco assistentes assistentes sociais, duas psicólogas e uma socióloga). Ainda na área da coesão social, propõe a criação de uma bolsa de voluntariado para visitas aos idosos em situação de isolamento e solidão na freguesia. Este mandato, como referiu, a experiência já começou a ser feita com estudantes da Faculdade de Direito. Para pessoas em situação de emergência, António Fonseca entende ser possível disponibilizar alojamento temporário em propriedade da Junta.

A manutenção de uma rede alargada de serviços terá continuidade (gabinetes médico e de psicologia; enfermagem; creches e ATL; centros de convívio; Espaço do Cidadão; e coro), bem como a recolha de bens alimentares ao Banco Alimentar. Ainda no campo social, sugere António Fonseca a elaboração de um plano de apoio concreto à família.

Sensível à causa dos direitos dos animais, o candidato independente à União de Freguesias diz que manterá a possibilidade do registo dos canídeos gratuita, tal como já acontece. Da mesma forma, vai procurar um envolvimento maior da União de Freguesias com associações e instituições de apoio aos animais.

Na economia, António Fonseca quer criar uma incubadora destinada aos jovens empreendedores da freguesia. Outra das propostas, dirigida ao comércio, passa por promover um gabinete de vitrinismo, em articulação com a Câmara Municipal. A propósito, recorda o candidato, foi pioneiro na abertura das primeiras lojas na baixa do Porto até à meia noite, em 2009.

O quiosque turístico foi uma das medidas que António Fonseca apresentou. O local já está sinalizado e fica em frente à Torre dos Clérigos. É também aposta do candidato o turismo religioso na freguesia que, acredita, se bem estimulado contribui para o aumento da taxa de empregabilidade. A reactivação das nove festas tradicionais da União de Freguesias é outro dos aspectos a considerar neste eixo.

Assinalou ainda o candidato independente que as parcerias entre a União de Freguesias e as várias instituições do território (IPSS, estabelecimentos de ensino, colectividades) são para intensificar. A propósito, recordou que neste mandato a União de Freguesias já cedeu instalações para algumas instituições, como é o caso da Associação Coração Amarelo. No domínio cultural, António Fonseca propõe adensar os programas de visitas ao património da freguesia dirigidos aos idosos.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo