1 Agosto, 2017

“É a cidade confortável e interessante que nos permite concorrer à EMA”

“Há dez anos, o Porto não seria capaz de fazer uma candidatura tão forte à Agência Europeia de Medicamentos (EMA)”, disse hoje Rui Moreira em conferência de imprensa, poucas horas após Portugal ter submetido a candidatura da cidade. A qualidade de vida e segurança da cidade são apontados como dois dos pontos fortes das candidaturas, assim como o sistema de ensino.

Ler Artigo Completo

Partilhar

O Porto vai concorrer com outras 18 cidades à relocalização de uma agência europeia que pode ter um tremendo impacto positivo na cidade. Rui Moreira diz que “o Porto mudou” e é isso que lhe permite ser competitivo. “Há uma década a cidade seria incapaz de fazer uma candidatura desta natureza. O Porto tem uma marca hoje reconhecida e é a cidade confortável e interessante que nos permite entrar neste tipo de campeonato”, disse Rui Moreira aos jornalistas.

Ricardo Valente, elemento da Comissão Nacional de candidatura à EMA nomeado por Rui Moreira (assim como Eurico Castro Alves), mostrou convicção de que o Porto tem capacidade de receber a agência no final de Março.

A decisão sobre que cidade vai acolher a EMA é conhecida a 15 de Novembro no Conselho Europeu.

Para além do Porto, concorrem à relocalização da EMA (que conta actualmente com 890 trabalhadores e recebe anualmente visitas de cerca de 35 mil representantes da indústria) outras 18 cidades europeias: Amesterdão, Atenas, Barcelona, Bona, Bratislava, Bruxelas, Bucareste, Copenhaga, Dublin, Estocolmo, Helsínquia, Lille, Malta, Milão, Sofia, Varsóvia, Viena e Zagreb.

Rui Moreira considera que, desde logo, ter entrado neste campeonato já é uma vitória, mas que o Porto tem uma candidatura forte.

“Não gosto da analogia futebolística. Mas antigamente não íamos às fases finais. Depois começámos a ir sistematicamente e, depois, um dia, ganhámos”, referiu Rui Moreira.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo