Rui Moreira

Foi nos seus tempos de estudante no Liceu Garcia de Orta após ter frequentado o Colégio Alemão do Porto, que Rui Moreira iniciou o seu percurso associativo e de cidadania participativa, como líder da Associação de Estudantes. Em 1978, licenciou-se em Gestão de Empresas, pela Universidade de Greenwich (Londres).

Nesse mesmo ano, recebeu o prémio de melhor aluno do curso.

De regresso ao Porto, não mais parou em defesa dos interesses da sua cidade e da região norte, activo na organização e participação em fóruns e debates sobre o tema. Na imprensa, escreveu regularmente como cronista e na televisão foi comentador político. Em 2001, foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo que exerceu até 2013, ano em que, por sua decisão pessoal, suspendeu o mandato para se dedicar, em exclusivo, à candidatura à presidência da Câmara Municipal. Paralelamente, exerceu diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior, na Universidade do Porto e na Universidade Católica.

Como hobbie elege a vela, desporto náutico onde se evidenciou em Portugal e a nível internacional, tendo inclusive obtido vários de títulos de campeão nacional em seniores e juniores em várias classes. Foi ainda membro do Conselho Consultivo do Futebol Clube do Porto, clube do seu coração.

Sem nunca ter tido filiação partidária, foi eleito presidente da Câmara do Porto a 29 de Setembro de 2013, pelo movimento independente “Rui Moreira: Porto, Nosso Partido”, tendo tomado posse a 22 de Outubro do mesmo ano.

Ler biografia completa

Partilhar

Filipe Araújo

Nascido em 1976, Filipe Araújo é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Telecomunicações pela University of Manchester Institute of Science and Technology, no Reino Unido.

Foi quadro superior de uma empresa multinacional de telecomunicações, somando no seu currículo a docência na Faculdade de Ciências do Porto, entre 2007 e 2011. Dessa forte ligação ao meio académico, nascem vários trabalhos científicos da sua autoria. O seu percurso cruza-se pela primeira vez com a autarquia do Porto de 2005 a 2009, período em que foi deputado à Assembleia Municipal. Foi ainda membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude.

Eleito pelo movimento independente “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” à Câmara do Porto, Filipe Araújo é, desde 2013, vereador da Inovação e Ambiente. Assumiu um papel de relevo na dinamização do empreendedorismo na cidade com o lançamento da ScaleUp Porto, uma estratégia que tem como finalidade impulsionar a competitividade da economia regional, apoiando as startups de base tecnológica com potencial para escalar internacionalmente. Na Câmara do Porto tem ainda a seu cargo a Direcção Municipal de Protecção Civil, Ambiente e Serviços Urbanos.

Ler biografia completa

Partilhar

Catarina Araújo

Natural de Alfândega da Fé, Catarina Araújo chega ao Porto ainda jovem para realizar o 12º ano na Escola Secundária Aurélia de Sousa. No ano seguinte, cursou Direito na Universidade Portucalense, instituição onde se licenciou. Mais tarde, concluiu duas pós-graduações na Universidade Católica do Porto e na Faculdade de Direito de Coimbra.

Desde que iniciou o seu percurso académico no Porto, a Invicta foi sempre a sua casa, exceptuando o tempo em que, motivos profissionais, viveu em Lisboa.

Começou por desenvolver a sua carreira profissional como consultora jurídica numa associação do sector da construção civil, obras públicas e imobiliário, passando depois a responsável pelos serviços jurídicos e, posteriormente, a Secretária Geral Adjunta dessa mesma associação, organismo onde permaneceu cerca de oito anos.

Chega pela primeira vez à Câmara do Porto em 2010, como assessora da vice-presidência. Mais tarde ruma a Lisboa, onde foi Chefe do Gabinete da Subsecretária de Estado Adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Presidência do Conselho de Ministros e, posteriormente, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Ministério da Economia.

Com um vasto currículo no campo da assessoria jurídica ao serviço da causa pública, é desde 2016 assessora de direcção de uma associação do sector da metalurgia e metalomecânica.

Concluiu recentemente um programa intensivo de gestão na Católica Porto Business School.

Ler biografia completa

Partilhar

Ricardo Valente

Ricardo Valente foi eleito vereador independente pela lista do PSD à Câmara Municipal, em 2013. Três anos mais tarde, em 2016, o presidente Rui Moreira atribui-lhe o pelouro do Desenvolvimento Económico e Social. O gabinete Invest Porto está sob sua direcção.

Ricardo Valente nasceu em 1968. Frequentou o ensino básico em Angola, Portugal e Brasil e o ensino secundário em Portugal. Em 1992, licenciou-se em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a mesma instituição de ensino onde é professor desde 1996.

No meio académico, soma-se um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica de Lisboa, em 1996, e o mestrado em Finanças, pela mesma faculdade, no ano 2000. Em 2001, abraça o ensino na Porto Business School.

Complementarmente à docência, desde 1992 é gestor na área financeira, área onde aplicou o seu conhecimento, vertendo-o em obras publicadas sobre gestão de risco. Fundou a primeira empresa em Portugal de consultoria na área de instrumentos derivados e gestão de risco, foi director de uma sociedade corretora, administrador de uma das primeiras corretoras online em Portugal, CEO de uma sociedade de gestão de patrimónios e, posteriormente, administrador na área da banca de investimentos.

Desde Julho de 2016 tem o pelouro da Economia, assumindo a direcção da Divisão Municipal de Desenvolvimento Económico e Atracção de Investimento, intervenção que se estende ao InvestPorto. Desde Janeiro de 2017, é presidente da empresa municipal de Gestão de Obras Públicas. Mais recentemente, com Eurico Castro Alves, foi nomeado pela Câmara Municipal como representante do município na Comissão Nacional de Candidatura à Agência Europeia do Medicamento.

Ler biografia completa

Partilhar

Pedro Baganha

Pela primeira vez na lista de Rui Moreira à Câmara Municipal, Pedro Baganha foi neste mandato adjunto da vereação no pelouro do Urbanismo, e actualmente é administrador executivo da empresa municipal de Gestão de Obras Públicas. Soma uma vasta experiência profissional na área da arquitectura e urbanismo.

Pedro Baganha é natural do Porto, cidade que o viu nascer em 1972. Licenciado em Arquitectura pela Universidade do Porto em 1996, anos mais tarde, em 2011, regressa à mesma faculdade e obtém o grau de mestre. Esse mesmo ano marca a sua estreia como professor na Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra. Presentemente, é doutorando na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Entre 1996 e 2013 exerceu arquitectura, coordenando equipas multidisciplinares no desenvolvimento de projectos urbanísticos, habitacionais, de serviços e industriais. Entre 2013 e 2017 foi adjunto do vereador do Urbanismo, e a partir de Janeiro de 2017 abraçou a administração executiva da empresa municipal de Gestão de Obras Públicas.

Integra pela primeira vez a lista à Câmara Municipal pelo movimento independente “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido”.

Ler biografia completa

Partilhar

Cristina Pimentel

Cristina Pimentel é responsável pelo pelouro da Mobilidade no actual panorama autárquico do Porto. Em 2017, volta a integrar a lista do movimento independente à Câmara Municipal do Porto. É quadro dos STCP e Directora do Museu do Carro Eléctrico do Porto. 

Cristina Pimentel nasceu no Porto em 1969. É licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e doutorada em História e Teoria da Arte pela Universidade de Essex (Inglaterra). No seu currículo congrega uma vasta experiência internacional no mundo das artes, tendo trabalhado na Tate Gallery de Londres, no Institute of Contemporary Art de Boston e no Museu dos Transportes e Comunicações do Porto.

Desenvolveu os programas museológicos de um conjunto diversificado de museus nacionais, foi comissária de exposições e dá aulas na Universidade Católica, na Faculdade de Belas Artes e no Instituto Politécnico do Porto.

A par do pelouro da Mobilidade, assume neste mandato a direçcão municipal de Gestão da Via Pública.

Ler biografia completa

Partilhar

Fernando Paulo

Director da presidência da Câmara Municipal desde 2014, Fernando Paulo é, cumulativamente, desde Maio de 2017, presidente da empresa municipal Domus Social. No seu percurso autárquico destaca-se a vereação em Gondomar durante 20 anos. Entra pela primeira vez na lista dos independentes à Câmara Municipal.

Fernando Paulo esteve 24 anos ligado à política de Gondomar: quatro anos como autarca da junta de freguesia de Fânzeres e 20 anos na vereação da Câmara Municipal, tendo cessado funções neste âmbito em 2013. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, completou duas pós-graduações no campo da gestão autárquica, pela Universidade Portucalense e pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Foi membro do Conselho de Fundadores da Fundação da Juventude de 1996 a 2003. Um ano depois, assume a administração das Águas do Douro e Paiva. Até 2007, altura em que cessa este cargo, foi simultaneamente membro da assembleia intermunicipal da Lipor. De 2011 a 2013 foi administrador da Gondomar Coração de Ouro.

Em 2014 é convidado por Rui Moreira para director da Presidência, função que ocupa até à presente data, em simultâneo com a administração da Domus Social, desde Maio de 2017. É a primeira vez que se candidata à vereação do movimento independente que concorre à Câmara do Porto.

Ler biografia completa

Partilhar

Manuel Aranha

Manuel Aranha, vereador do Comércio, Turismo e Fiscalização da Câmara Municipal do Porto desde 2015, apresenta-se novamente na lista de Rui Moreira à Câmara Municipal. Nascido no Porto, é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Gestão Industrial pela mesma Faculdade.

A sua formação académica passou também pelo Colégio Alemão do Porto, que frequentou até ao 12º ano.

Engenheiro desde 2008, a sua carreira profissional está ligada à área da energia, tendo exercido funções numa empresa multinacional portuguesa do sector.

Enquanto vereador, esteve envolvido em processos importantes de dinamização do comércio local, de entre os quais se destaca o projecto de distinção das lojas históricas “Porto de Tradição”.

 

Ler biografia completa

Partilhar

Helena Tavares

Helena Vilasboas Tavares integrou a lista de Rui Moreira à Câmara Municipal em 2013, renovando agora a sua candidatura pelo “Porto, o Nosso Partido”. Portuense de berço, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Pós-graduada pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É advogada desde 2007, tendo trabalhado como consultora jurídica em diversos grupos empresariais portugueses e estrangeiros.

No sector público, Helena Vilasboas Tavares foi assessora jurídica no Ministério da Justiça e assessora no âmbito das Comissões de Assuntos Europeus e de Defesa Nacional da Assembleia da República.

Entre Março de 2014 e Outubro de 2015 foi adjunta do Ministro da Economia.

Regressou à sua cidade natal, em Dezembro de 2015, exercendo desde então as funções de adjunta do Pelouro do Comércio, Turismo e Fiscalização da Câmara Municipal do Porto.

 

 

Ler biografia completa

Partilhar

Daniel Freitas

Actualmente adjunto do pelouro da Inovação e do Ambiente, Daniel Freitas foi dirigente da Federação Académica do Porto (FAP), entre 2014 e 2016. Mestre em Engenharia pela Universidade do Porto, junta-se pela primeira vez ao movimento independente, integrando a lista de Rui Moreira à Câmara Municipal.

Natural de Lamego, Daniel Freitas é um duriense que se apaixonou pelo Porto. Nos seus tempos de jovem estudante foi considerado o melhor aluno a nível nacional, com a melhor média no 12º ano. Chegou depois ao Porto para estudar Engenharia na Universidade do Porto, licenciando-se em Informática e Computação em 2014. Actualmente, é mestrando em Engenharia de Serviços e Gestão.

Despertou cedo para o associativismo. Nesse contexto, foi presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e, mais tarde, representante dos Estudantes do Conselho Geral da Universidade do Porto. Chegou a presidente da FAP em 2014, cargo que ocupou durante dois anos. Presentemente, é adjunto da vereação no pelouro da Inovação e do Ambiente da Câmara do Porto.

É o mais jovem vereador da Câmara do Porto, e o mais jovem na lista do movimento independente à Câmara Municipal.

Ler biografia completa

Partilhar

Isabel Martins

Membro do Conselho Municipal do Ambiente, Isabel Martins é licenciada em Engenharia Química e integra o GLOBE, uma das mais prestigiadas agências internacionais no domínio da Educação para o Ambiente. Em 2013, já tinha participado activamente na campanha do movimento independente à Câmara Municipal.

Isabel Martins nasceu no Porto e fez todo o seu percurso académico na cidade até se licenciar em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestre em Protecção Ambiental e pós-graduada pela Universidade da Catalunha, é colaboradora da Cátedra UNESCO de Sustentabilidade no mesmo estabelecimento de ensino.

É membro do GLOBE, uma das mais reconhecidas e importantes agências internacionais no domínio da Educação para o Ambiente e pertence ao Conselho Municipal do Ambiente há vários anos.

Em 2017, o seu nome regressa na lista do movimento independente “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” à Câmara Municipal.

Ler biografia completa

Partilhar

Isabel Menéres Campos

Isabel Menéres Campos é um novo nome que o movimento independente propõe para a Câmara do Porto. Doutorada em Direito pela Universidade de Coimbra, foi durante 20 anos professora de Direito na Universidade do Minho. Desde 2015, lecciona na Universidade Católica do Porto.

Paralelamente ao seu percurso académico, nunca deixou de exercer advocacia.

Isabel Menéres Campos é natural do Porto, cidade onde se licenciou em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1995. Mais tarde, no ano 2000, obteve o grau de mestre na Universidade de Coimbra, o mesmo estabelecimento de ensino onde, 10 anos mais tarde, concluiu o doutoramento.

Com o seu percurso profissional intimamente ligado ao ensino do Direito, foi docente na Universidade do Minho durante 20 anos, e desde 2015 é professora na Universidade Católica Portuguesa, no pólo do Porto. Especializada em Ciências Jurídico-Civilística exerceu advocacia essencialmente na área do Direito Civil Patrimonial e do Direito Bancário.

Na candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto em 2017, Isabel Menéres Campos é um novo reforço na lista do movimento independente.

Ler biografia completa

Partilhar

Nuno Lemos

Administrador da Porto Lazer desde 2015, empresa municipal onde acumulou experiência na coordenação de eventos durante cinco anos, Nuno Lemos é licenciado em Engenharia pela Escola de Biotecnologia do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Integra pela primeira vez a lista de candidatos do movimento independente à Câmara do Porto.

Nascido no Porto em 1973, Nuno Lemos formou-se em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa em 1996. Anos mais tarde, no mesmo estabelecimento de ensino, concluiu um Programa de Gestão para Executivos (PGE).

No seu percurso profissional, foi gestor de rede de uma cadeia de supermercados e, entre 2005 e 2008, abraçou um novo desafio, enquanto District Manager de uma empresa farmacêutica.

A partir de 2010 foi coordenador de eventos na Porto Lazer, tendo assumido como principais funções a direção de Produção, Concepção, Marketing e Patrocínios. Antes de abraçar a administração da Porto Lazer em 2015 foi, na mesma instituição, assessor do conselho de administração.

Antigo militante do PSD, é a primeira vez que integra a lista do movimento independente “Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido” à Câmara do Porto.

Ler biografia completa

Partilhar

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo