30 Junho, 2017

Rui Moreira fechou acordo histórico que recuperou mais de 40 milhões de euros para o Porto

Foi em Julho de 2015 que o município do Porto selou com o governo o Acordo do Porto, um pacto histórico que colocou um fim a um conjunto de diferendos que perduravam há três décadas. O acordo permitiu a devolução à cidade de cerca de 40 milhões de euros.

Ler Artigo Completo

Partilhar

A indemnização dos terrenos do Aeroporto do Porto, a municipalização da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), que continuará a receber o financiamento do governo, pelo menos, durante os próximos cinco anos, e o fim de divergências relativas ao património da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), à Metro do Porto e à ponte do Infante, são os principais dossiers que constam acordo, que foi debatido exaustivamente ao longo de vários meses.

Um reconhecimento por parte do Estado português dos direitos do município sobre vários processos que, para além do impacto significativo nas contas da autarquia, contribuiu efectivamente para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, não esquecendo, também, a dimensão simbólica da força de carácter e da dignidade da própria cidade. Para Rui Moreira, “soubemos ouvir, soubemos fazer-nos ouvir”, disse a propósito da sessão em que foi feito o anúncio do Acordo do Porto, na presença do então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

A aplicação das verbas do Acordo do Porto permitiu ao município lançar o projecto para o Terminal Intermodal de Campanhã, determinante para o desenvolvimento da zona oriental da cidade e para toda a rede de mobilidade existente no Porto. Por outro lado, contribuiu, ainda que de forma não tão evidente, para estabilizar a dívida camarária.

Esteja a par das novidades
do nosso Porto nas redes

O meu Partido
é o Porto

×

Eu Quero Ir

×

Quer ser convidado para as acções de campanha de Rui Moreira?
Faça parte do grupo de cidadãos independentes nesta caminhada até dia 1 de Outubro.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Ajudar

×

Quer ser voluntário na campanha de Rui Moreira?
Indique-nos a sua disponibilidade e será contactado.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Doar

×

Quer participar financeiramente para esta campanha?
Envie-nos os seus dados e entraremos em contacto consigo para lhe explicarmos como pode fazê-lo.

Preencha os seus dados em baixo

Eu Quero Falar

×

Dê a cara pelo seu Porto. Grave um vídeo com a sua opinião (pode ser com o seu telemóvel), carregue-o no Youtube ou Vimeo e envie-nos o link, depois de nos deixar os seus dados. Ao fazê-lo, autoriza a candidatura a usar partes ou o todo para publicação no site e redes sociais. Para falar com o Porto é por aqui.

Preencha os seus dados em baixo